Como usar o Bike Crimes Poa?
O Bike Crimes Poa não substitui as formas legais de denúncia das infrações cometidas. Ela é uma ferramenta colaborativa, e tem como objetivo tão somente divulgar as informações de maneira aberta, proporcionando o livre acesso das informações. Para uma maior confiabilidade das suas informações, recomendamos que siga os seguintes passos:
- Faça uma denúncia junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre no telefone 156 (No caso da Grande Porto Alegre, informe-se em seu município como proceder com a denúncia). Relate todos os dados possíveis, principalmente: 1) Local do evento, 2) placa do carro, moto ou caminhão, ou prefixo do taxi, lotação ou ônibus, 3) Horário do ocorrido. 4) Como aconteceu.
- Se houve ferimentos:
- Faça um boletim policial na Polícia Civil, relatando o caso.
- Peça o número do boletim de seu atendimento médico.
- Crie o seu relato no Bike Crimes Poa, inserindo as informações citadas acima.
Estas informações não são obrigatórias, mas ajudam a dar confiabilidade à sua denúncia. Uma ferramenta colaborativa só alcança seu objetivo principal se todos forem claros e objetivos nos seus relatos, primando pela verdade dos fatos. Incentivamos ao máximo que cada um faça as denúncias nos órgãos competentes, aumentando assim as possibilidades de visibilidade de cada caso e em seu conjunto. Ao passo que os relatos se proliferam, criam-se condições legais adequadas para a ação pública. Nosso objetivo é proporcionar informação livre e contribuir para a construção de cidades mais amigas dos ciclistas, melhorando a co-existência entre os modais, e colocando em prática os aspectos legais do Código de Trânsito Brasileiro.
